Alimentos Antioxidantes - Os 10 melhores Alimentos Antioxidantes


O que são Alimentos Antioxidantes?


Alimentos Antioxidantes
Alimentos Antioxidantes são toda e qualquer substância que tem a capacidade de impedir que outras moléculas oxidem em nosso corpo.

Quando a oxidação ocorre nas células do corpo humano, elas destroem ou danificam-as demasiadamente, por muitas vezes até causando câncer e problemas cardíacos. 

Alimentos Antioxidantes nos ajudam a remover todas essas substâncias do nosso corpo e assim são essenciais para a saúde.

Onde encontro os Antioxidantes?


Os antioxidantes estão encontrados em frutas e verduras com grande quantidade de vitamina A, C ou E, bem como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína e glutationa.

Há também outras substâncias antioxidantes encontradas na uva ou frutos vermelhos.


A importância dos Antioxidantes


O nosso corpo produz seus próprios antioxidantes, como o antioxidante celular glutationa. Porém a nossa vida também depende de certos alimentos que sejam ricos em antioxidantes pois eles nos defendem de certos radicais livres que destroem ou danificam nosso organismo.

Eles são de extrema importância para a sobrevivência de todos os seres vivos, e garanti-los através de alimentos é ainda mais importante.

Os Antioxidantes favorecem o bom funcionamento das células do corpo por inteiro, desfazendo o efeito danoso do estresse ou da má alimentação.

Os alimentos antioxidantes previnem doenças como o mal de Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.

Veja agora os Alimentos Antioxidantes mais importantes que não podem faltar na sua dieta:


ALIMENTOS ANTIOXIDANTES:


Batata

Batata:  A batata é um dos alimentos antioxidantes ricos em Carotenoides e Flavonoides, são dois antioxidantes importantes que estão presentes na batata.

A batata quando cozida contém cerca de 4649 unidades de antioxidantes, ela é uma das melhores escolhas pois tem grande quantidade de antioxidantes , portanto se você quer ter uma boa saúde de dentro para fora comece incluindo a batata em suas refeições.

Açaí

Açaí: O açaí é rico em gorduras benéficas que ajudam o bom funcionamento do corpo.

Um litro de açaí possui 33 vezes mais antocianina do que a mesma quantidade de vinho tinto,o segredo que possui a fruta se chama antocianina, pigmento antioxidante que dá a cor vermelha arroxeada aos alimentos.

O açaí faz a atividade anti-inflamatória inibindo os precursores inflamatórios COX-1 e COX-2, ele pode ter a capacidade de proporcionar alívio da dor e inflamação. 

Os antioxidantes presente no suco do açaí protegem nosso corpo dos radicais livres que frequentemente estão fora do nosso controle.

Curcumina

Curcumina: Possui ação antioxidante, e protege das doenças cardiovasculares e contra iniciação e desenvolvimento de tumores como o câncer.
A curcumina é um pigmento que ocorre naturalmente nas raízes da cúrcuma. 

É Muito usada como tempero, a cúrcuma, é um dos alimentos antioxidantes que retira os radicais livres do organismo e acaba com a danificação dos ácidos graxos poli-insaturados das membranas celulares.
Cúrcuma, açafrão e curry correspondem a boas fontes de curcumina.
Alho
Alho: Um produto tão comum e que a maioria dos brasileiros utiliza como tempero ,possui ação antioxidante e propriedades farmacológicas.

O alho evita o envelhecimento celular, combate o câncer , protege as células deixando-as mais jovial por mais tempo, e faz uma “faxina” benéfica no organismo.
Salmão
Peixes: Os peixes são fontes de ômega 3, e ajudam o sistema nervoso central, o ômega 3 previne o câncer e interage com segurança com os radicais livres.
O consumo de peixes deve ser feito ao menos 1 vez na semana, as melhores escolhas entre eles: arenque, sardinha, salmão, truta, cavala e atum.


Catequinas - Chá Verde

Catequinas: A catequina tem ação antioxidante e está presente de forma simples e natural em alguns alimentos como chá verde (Camellia sinensis), o morango ou uva...
Esses Alimentos Antioxidantes previnem danos celulares e ainda ajudam a controlar o peso, mantendo assim uma vida saudável.


Tomate
Tomate: O tomate um importante Alimento Antioxidante que contém vitamina A, vitamina C e o antioxidante mais poderoso,o licopeno.
Esse licopeno é melhor aproveitado pelo nosso organismo quando consumido através do cozimento.  Portanto, ketchup, sopas e molhos tornam-se muito melhores para a saúde do que os tomates crus.
Além do licopeno, o tomate é um dos alimentos antioxidantes mais ricos em vitaminas dos complexos A e B, fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro for, maior a concentração desses nutrientes.

Cacau

Cacau: Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes boas para a saúde do coração e para circulação.
O cacau também possui uma grande quantidade de manganês , que beneficia a saúde do nosso sistema sanguíneo.

Selênio-Fígado

Selênio: Alimentos como fígado, castanha-do-pará, aves, aveias, trigo integral, nozes tratam-se de alimentos antioxidantes poderosos para o bom funcionamento das células corporais. 
Eles possuem compostos de extremo valor que são introduzidos naturalmente durante o processo de consumo.
Esses alimentos fazem uma defesa impedindo a má formação dos radicais livres, controlando o nível das enzimas antioxidantes nas células.

óleo de coco

Óleo de coco : Ele é rico em vitamina E, que ajuda na diminuição do envelhecimento das células, e também na proteção das doenças crônicas como tumores e doenças cardiovasculares.
O alimento também é indicado para quem precisa emagrecer, já que tem uma leve ação termogênica.

Então agora você já sabe como cuidar bem do seu organismo e de suas células com alimentos antioxidantes, eles encontram-se com fácil acesso e com baixo custo para quem os deseja consumi-los. Sendo assim, faça o consumo de maneira correta destes alimentos e reponha todas as substâncias necessárias que o seu corpo necessita!

Lembre-se sempre de consultar seu médico e tirar todas as dúvidas necessárias.