O Perigo dos Refrigerantes à Saúde

Conheça os verdadeiros males da bebida à sua Saúde


Os refrigerantes causam um grande mal à saúde da população e todos nós sabemos disso, e se sabemos, então porque continuamos consumindo essa “droga”, acabando assim com nossa saúde?

A grande resposta dessa pergunta é o vício, por ser algo tão gostoso continuamos consumindo sem nem pensar nos malefícios.

Os refrigerantes são uma das maiores bebidas mais consumidas pela população, depois da água, é claro. Porém os refrigerantes aumentam o risco de várias doenças como: obesidade, diabetes, cânceres, entre outras...

Por causa de tantas substâncias químicas que entram em sua composição, os refrigerantes acabam prejudicando a saúde se ingeridos com frequência.

Os refrigerantes não possuem nenhum valor alimentício, é apenas um líquido açucarado que engorda e traz muitas outras doenças a saúde.

Neste artigo você verá os males que os refrigerantes fazem a saúde e porquê você não os deve consumi-los...


Os malefícios dos Refrigerantes


O Perigo dos Refrigerantes à Saúde


Veja a seguir os perigos dos refrigerantes à saúde: 




Ataques Cardíacos: Os ataques cardíacos são mais costumeiros em homens que ingerem essas bebidas açucaradas, pesquisadores descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia faz com que o organismo masculino fique 20% propenso a ter problemas cardíacos, a mais do que mulheres que as ingerem.

Porém as mulheres que ingerem refrigerantes ou qualquer bebida que contenha muito açúcar tem mais chance de desenvolver níveis altos de triglicerídeos, o que é prejudicial para a saúde cardiovascular.

Envelhecimento precoce: Tanto faz refrigerantes normal, light , zero, diet, não importa, TODOS causam um rápido e precoce envelhecimento. Isso porque os refrigerantes contêm ácido fosfórico, que é uma substância que dá o sabor característico a bebida e que aumenta o tipo de vida dela.

Uma pesquisa através de muitos estudos demonstrou que os níveis de fosfato fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que outros cuja alimentação tinha níveis normais da substância.

Outro mal que o ácido fosfórico causa , é o enfraquecimento dos ossos e dentes.

Cárie: Os altos níveis de açúcar e ácido que contêm nos refrigerantes prejudicam a saúde dental, os refrigerantes apodrecem os dentes, corrói o esmalte e enfraquece a dentição, além de ocorrer doenças como a gengivite.

Osteoporose: O ácido fosfórico por impedir a absorção correta do cálcio, acaba enfraquecendo os ossos, causando assim a osteoporose.  Que é uma doença que causa muita dor e esfarela os ossos, provocando grande perda de massa óssea.

A osteoporose está mais ligada a mulheres do que a homens, porém não quer dizer que os homens também não sofra com esse mal.

Câncer no esôfago: Os refrigerantes aumentam os riscos de câncer no esôfago, pois eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está ligado ao câncer de esôfago.

Os refrigerantes não somente causam câncer de esôfago, como também outros canceres, por isso é importante evitar a bebida antes que seja tarde demais.

Gastrite: O ácido que está presente nos refrigerantes e que é usado para dar gás a bebida, acaba atacando as células gástricas, causando gastrite e azia. 

Se consumida todos os dias a doença se fortalece por ter grande incômodo provocado pelo ácido, passando a evoluir de gastrite para úlceras estomacais.

Pressão alta: A pressão pode sofrer um aumento quando ingerimos refrigerantes porque eles possuem cafeína e se ingerimos sempre e em excesso ela pode subir nos fazendo ficar hipertensos.

A pressão alta é um fator de risco para o infarto e desenvolvimento de outras doenças cardíacas.

Infertilidade: Refrigerantes também podem prejudicar a fertilidade, principalmente em homens, quatro copos por dia já prejudica a contagem dos espermas.

Segundo novo estudo da Copenhagen University Hospital, na Dinamarca,  homens viciados na bebida têm uma contagem de espermatozoides mais baixa que os que o consomem em dose moderada.

Portanto se você quer engravidar logo, avise o namorado, noivo, marido, namorido, enfim , para que ele não tome em excesso ou até elimine açúcares e refrigerantes, principalmente refrigerantes de cola, pois isso pode atrapalhar na fertilidade não podendo ter bons espermas para gerar filhos.

Obesidade: Os refrigerantes é um dos maiores vilões que contribuem para a obesidade/ganho de peso. 

Eles possuem uma quantidade enorme de açúcar, um copo de refrigerante ou uma latinha de 355 ml possui mais de 37 gramas de açúcar, e isso é muito para um copo do refresco. 2 litros por exemplo possui 210 gramas de açúcar. 

Pense bem o quanto você pode está ingerindo sem saber! Bom, agora pelo menos você já sabe, não está mais enganado.

E não pense que tomando refrigerantes diets, lights ou sem açúcar é a solução, eles são por muitas vezes piores que os normais, isso porque eles contêm adoçantes adicionados que podem muitas vezes provocar e favorecer doenças como o mal de Alzheimer.

Evite a bebida, ela é pobre de nutrientes e não apresenta vitaminas, proteínas ou outras substâncias importantes para uma dieta saudável.

Açúcar presente nos refrigerantes

Diabetes do tipo 2: A diabetes está intimamente ligada ao alto teor de açúcar no sangue e à obesidade, mulheres que ingerem refrigerantes tem mais facilidade em adquirir a doença, isso porque bebidas muito doce como é o caso dos refrigerantes, aumentam o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina.


Veja o que acontece no organismo após a ingestão de refrigerantes:


O perigo dos refrigerantes à saúde


Os componentes dos Refrigerantes

 

Aspartame: o aspartame é um adoçante utilizado nos refrigerantes que pode danificar as células do cérebro e ainda fazer com que surjam tumores cerebrais. Ele também aumenta a acidez da urina , por muitas vezes provocando dores nos rins.

Água gaseificada: é o tipo de água que sofre um tratamento e adicionamento de dióxido de carbono. A água gaseificada é o principal componente do refrigerante, esta substância pode causar aparecimento de pedras nos rins e cálculos renais.

Corante caramelo: o corante marrom ou caramelo é obtido pela aplicação de produtos químicos em hidratos de carbono. 

Eles são adicionados em muitos refrigerantes e até em alguns alimentos.

Este componente químico é o responsável pelo sabor da bebida.  O consumo desenfreado do refrigerante pode causar falta de vitamina B6 que irá desencadear espasmos ou contrações musculares. 

Ácido fosfórico: O ácido fosfórico é um composto químico. As grandes e elevadas concentrações de ácido fosfórico irritam a pele e membranas mucosas. 

Além disso, o ácido fosfórico prejudica ainda mais a osteoporose e danifica o cálcio dos ossos.

Açúcar:  O sabor adocicado da grande maioria dos refrigerantes se deve a uma adição de açúcar, cerca de 11% tem a função de adoçar e encorpar o produto.

Em refrigerantes dietéticos ou de baixa caloria, o açúcar é substituído pelos edulcorantes, que adoçam e realçam o sabor, como a sacarina (C7H5NSO3) e o aspartame (C14H18N2O5);


Conservantes: São compostos que inibem o desenvolvimento de micro-organismos capazes de alterar características básicas do refrigerante. Geralmente os ácidos benzóico e sórbico são utilizados para esse fim. 


São esses e outros os componentes presentes nos refrigerantes, frisamos aqui os mais importantes!!!



Você viu acima os males que os refrigerantes causam no organismo e motivos não faltam para você deixar de tomar hoje mesmo esse veneno à saúde, cuide de você mesmo, previna-se hoje para que seu futuro seja feliz e muito saudável.

Se você deixar de tomar um copo de refrigerante por dia seu organismo já vai sentir uma grande diferença, e logo, logo você não fará mais o uso de nem 1% dele.

Comece aos poucos tirando-o da sua vida, para que lá na frente você não sinta mais falta de ingeri-lo.