Suco Em Pó Não É Saudável

Engana-se quem pensa que todo suco é saudável, suco pode sim ser saudável desde que seja natural. Todos esses sucos em pó que vemos no mercado não tem nada além de uma química com sabores variados.


Suco em pó não é saudável

Muitas vezes acabamos fazendo o uso destes desenfreadamente pelo fato de ser algo prático e rápido de se fazer, o que não lembramos é que aquilo é um pó e que muitas vezes pode prejudicar nossa saúde em vários aspectos.


Quando olhamos o produto pela capa/embalagem pensamos até que estamos fazendo uma boa escolha, afinal está ali o desenho de uma fruta, mas pra você ter uma ideia o que menos se encontra no suco em pó é a fruta, encontra-se no suco em pó, o equivalente a menos de 1% do produto. Todo aquele pozinho que vemos na embalagem se trata apenas de açucares, corantes e conservantes, sem qualquer valor nutricional.


Suco em pó não é saudável


Para ser considerado suco totalmente saudável é necessário que aquilo seja extraído completamente da fruta. Como muitos médicos dizem o ideal seria comer a fruta e apenas se hidratar com a água, mas para quem não costuma ficar sem um delicioso suco, é bom que faça então , o consumo da fruta e não de sucos artificiais, afinal suco em pó não é saudável.


Versão light ou zero caloria


Muitas pessoas acham que sucos light ou zero caloria ajudam a não engordar, mas engana-se quem pensa também assim. 

O primeiro ingrediente que vem já estampado no rótulo de muitos fabricantes sempre é a maltodextrina, que é um tipo de açúcar também encontrado com exagero nas versões normais.

Por mais que você pense “ ah mas não é o açúcar branco refinado”, tudo bem, mas independente disso, continua sendo açúcar e faz mal à saúde como qualquer outro tipo de bebida açucarada que vemos por aí.

Além disso, muitas fórmulas também adoçam com o aspartame e outros adoçantes e corantes artificiais, ou seja a mesma fórmula que encontramos em refrigerantes e outros tipos de bebidas, sendo assim, não vá pensando que trocando o refrigerante por suco em pó você estará fazendo uma escolha perfeita, seria como trocar “6 por meia dúzia” como ouvimos por aí.

Portanto vale ficar atento e não restringir a leitura do rótulo apenas à tabela nutricional ou quantidade de calorias. 

Procure saber também qual a composição do produto, 
sempre encontrando informações sobre cada ingrediente.



Malefícios do Suco em Pó


Eles contém aditivos químicos e conservantes que causam manchas na pele e até mesmo irritações e alergias. 

Costumam causar também a asma e bronquite caso a pessoa seja alérgica a substancia ácido acetil salicílico.

Eles possuem um alto valor calórico e uma grande quantidade de açúcar. Mais de 70% do conteúdo do suco é composto por açúcares. Em um porção de 200 ml da bebida chega a conter 20 gramas de açúcar, equivalente a duas colheres de sopa cheias.

Eles engordam, pelo fato do alto teor de gordura e de açúcares presentes nos sucos em pó.
Eles impedem a absorção de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo, principalmente o cálcio, por isso não é bom fazer o uso de sucos em pó de forma exagerada.

Eles possuem uma grande quantidade sódio, pois é ele quem vai “ajudar” na validade do produto, o sódio fará com que os sucos em pó e não só os em pó como os de caixinha , durem mais tempo e não estraguem facilmente.

Possuem também cafeína, um alto estimulante. A cafeína em excesso e ainda misturada com produtos químicos agride a parede do estômago e provoca úlceras.

Sucos em pó não contêm valor nutricional, eles são apenas aditivos químicos misturados a conservantes e açucares que muitas vezes ainda acabam causando o aparecimento de cânceres.

Podem provocar azia e má digestão pelo fato de conter acidulantes que inibem a ação das vitaminas e minerais da alimentação.


Como substituir o suco em pó ?


Uma troca muito simples e funcional para que sua saúde não venha ser desestabilizada, é substituir sucos em pó por sucos naturais, da polpa da fruta.

Congele a fruta um dia antes do consumo, ou algumas horas antes e faça o suco natural, você verá que é muito mais gostoso que o suco artificial, e poderá tomá-lo com a consciência leve, pois, estará ingerindo algo natural e que não lhe fará mal algum.

Aí você pode pensar “ mas sucos naturais saem mais caro do que os sucos em pó...” Então você prefere pagar um pouquinho a menos num suco que fará sua saúde “ir para o espaço”? É melhor você ter um pouquinho de gasto agora do que no futuro pagar rios de dinheiro em hospitais e com médicos para tratar de sua saúde, e de uma doença provocada por você mesmo.


Opções de sucos naturais


Há várias frutas baratas que você pode encontrar em feiras e em mercados. 


Casca do abacaxi


Por exemplo a casca do abacaxi, você pode comer o abacaxi e guardar as cascas para utilizar como suco, vai por mim, é uma delícia; é só bater as cascas no liquidificador com água e depois coar, está pronto.
Além de ser saudável , o suco de abacaxi faz um bem enorme à saúde além de emagrecer.


Acerola

Tem também uma outra opção, que é o suco de acerola, que é muito gostoso , além de conter vitaminas que auxiliam à saúde, e é uma fruta maravilhosa que combate gripes e resfriados.


Goiaba


Temos a goiaba , que não é uma fruta difícil de se encontrar, e não é uma fruta cara.


Graviola


Temos a graviola, que também é de preço acessível  e faz muito bem à saúde e ajuda no emagrecimento.


Maracujá


Temos o maracujá, que auxilia o sistema imunológico, além de ser um calmante natural.

Enfim são inúmeras opções , não há desculpas para se continuar tomando esse veneno artificial. 

É claro que uma vez ou outra na vida , não mata ninguém, mas o quanto se puder evitar é bom.


Veja esta reportagem da rede record falando sobre o uso de sucos em pó e o quanto fazem mal à saúde:


Obs: A qualidade do vídeo não está tão boa por conta de ser um vídeo antigo, leve isto em consideração! Mas você poderá assisti-lo tranquilamente.




Viu só  o quão prejudicial a saúde os sucos em pó são? 

Então escolha se ajudar e cuidar de sua saúde, é muito fácil fazer o uso desses sucos artificiais, mas no futuro também será muito fácil você está num leito de hospital por conta da utilização destes.

Mude isso já, opte por sucos naturais ou sem tantos conservantes e aditivos químicos, mas sempre faça algo para que sua saúde esteja a salvo por completo.

Cuide do seu presente para que você tenha um ótimo futuro.